Na manhã desta terça-feira, 10 de abril, aconteceu a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Luís (COMDES), onde o plenário do Conselho aprovou a Educação como pauta principal a ser trabalhada ao longo do ano, transversalmente, em todas as cinco Câmaras Temáticas.

A proposta foi apresentada pela diretoria executiva do Conselho e pelo Coordenador da Câmara Oportunidade para Todos, Darci Fontes (representante do ICE-MA). O tema educação foi suscitado após avaliação dos resultados do Workshop promovido no começo do ano, que teve por objetivo realinhar e dar novas diretrizes para atuação do COMDES.

Durante a plenária, o Secretário Municipal de Educação, Profº Moacir Feitosa (titular do COMDES), apresentou a estrutura e estratégia da gestão municipal para o desenvolvimento da educação. Na oportunidade, destacou quais contribuições o COMDES pode dar à educação de São Luís:

– Fortalecer o relacionamento de parceiras entre os entes federados;

– Formalização de parcerias intersetoriais para viabilizar ações educacionais;

– Articular ações propostas com o Plano Pluri Anual (PPA), Plano Municipal de Educação (PME), para cumprimento das metas educacionais.

O Secretário Municipal de Planejamento, Cursino Moreira, avaliou como positiva a reunião, pois os conselheiros conseguiram definir uma agenda de trabalho comum a todos: “foi muito feliz a escolha que fizemos do tema educação como o eixo que vai estar orientando, organizando, motivando e mobilizando o nosso trabalho ao longo desse ano; vendo tantas ideias, isso sinaliza que há pontos fortes para aproveitar no nosso trabalho, destacou.