O poder das parcerias para o desenvolvimento local

people with speech bubblesO programa Diálogos trabalha a formação com o intuito de fortalecer instituições da sociedade civil e empresas e estimular o diálogo intersetorial desses atores em prol do desenvolvimento local. Atualmente, 20 organizações e a Vale atuam no programa no biênio 2013/2014 na área Itaqui-Bacanga, uma das mais populosas de São Luís.

Criado em 2009, o Diálogos tem o objetivo central de qualificar a atuação desses agentes por meio de formações específicas baseadas em três eixos transversais: desenvolvimento local, diálogo intersetorial e democracia participativa. Cada edição tem duração de dois anos e utiliza metodologia que combina tanto a reflexão sobre a própria experiência quanto módulos teóricos, seminários e assistência individualizada.

Entre os temas abordados na formação estão a concepção de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável; gestão estratégica; diagnóstico institucional; democracia participativa; mapeamento do entorno; análise de cenários, tendências e de indicadores sociais da cidade e de microrregiões; elaboração de projetos; comunicação; mobilização social, entre outros.

Antes de ser levado à área Itaqui-Bacanga, onde já resultou na realização do diagnóstico de indicadores sociais em parceria com o Observatório Social e na realização de Encontros de Sustentabilidade que serão realizados ao longo deste ano, o Diálogos foi desenvolvido no Distrito Industrial de São Luís, São Francisco e adjacências.

Na época da sua criação, também foram realizadas ações intersetoriais articuladas com políticas públicas locais; iniciadas parcerias e alianças entre organizações, empresas e o setor público. Com metodologia de trabalho já consolidada, o Diálogos é uma tecnologia social que pode ser, por meio de novas parcerias, levada a outras áreas e dessa maneira ampliar os resultados para toda a cidade.