Líderes empresariais comprometidos com o desenvolvimento humano

Muitas empresas desejam realizar ações na área de sustentabilidade, mas nem sempre sabem qual caminho trilhar. Pensando nisso, o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão acompanha e monitora a evolução das suas associadas na temática da sustentabilidade. O objetivo é fazer com que, de forma progressiva, cada uma das 70 associadas possa atingir o estágio de ter a sustentabilidade no DNA da empresa, com ações integradas à gestão do próprio negócio.

Algumas delas chegam ao ICE-MA sem ações e práticas evidentes na área, mas com o desejo de aprender e contribuir. Outras encontram-se no estágio de formulação dos conceitos de Investimento Social Privado (I.S.P) e de Responsabilidade Social Empresarial (R.S.E), mas com investimentos assistemáticos e participação eventual em ações sobre o tema. Outra parte delas, apesar de compreender os principais conceitos e fazer investimento de forma contínua, ainda não consegue relacionar a sua atuação social com a estratégia empresarial.

Em um patamar acima, as empresas não apenas destinam recursos para a área como realizam ações e projetos sistematizados e alinhados com o seu negócio. Com o programa Educação para Sustentabilidade o ICE-MA quer que as associadas, independente do porte ou segmento, planejem e executem todas as suas ações com base no conceito de sustentabilidade, com destinação de investimentos financeiros, definição de recursos humanos e atendimento a agendas e acordos internacionais de responsabilidade socioambiental.

São três as linhas de atuação do programa: ação voluntária, processo educativo e mobilização. A primeira se dá por meio do fomento do voluntariado corporativo como prática em responsabilidade social. Já o segundo acontece por meio de assessoria individual e coletivo às empresas na implementação de processos de R.S.E e ações sociais de acordo com a necessidades anteriormente mapeadas. E o último pilar visa potencializar uma rede de parcerias para as ações sociais das empresas.

Para promover ações de formação e difusão de conhecimentos e metodologias relacionados a temas prioritários, como I.S.P, público interno das empresas, voluntariado e cidades justas e sustentáveis, o ICE-MA realiza a Oficina Casa Aberta, com a oferta de cursos e consultorias in company.

A capacitação de líderes empresariais na adoção de práticas de sustentabilidade e responsabilidade social como estratégia de negócio é essencial para disseminar o tema dentro das empresas, gerar engajamento das mesmas nas questões sociais, impulsionar uma cultura empreendedora baseada nas oportunidades e oferecer produtos e serviços social e ambientalmente responsáveis. Enfim, educação é fundamental para impulsionar as empresas na adesão de um novo modelo de gestão que valorize o desenvolvimento humano e não apenas lucros e dividendos.