Os Programas e Projetos do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA) foram apresentados ao Comitê de Responsabilidade Social da Área Itaqui Bacanga, na última quinta-feira, 06 de julho, em reunião realizada no Estaleiro Escola (Alto da Esperança); o Comitê é formado por empresas instaladas na região do Porto do Itaqui.

Na oportunidade os empresários conheceram as estratégias que o ICE-MA utiliza para estimular o empresariado maranhense a investir em ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população. Os Indicadores Sociais de São Luís e Área Itaqui Bacanga, que foram lançado recentemente pelo ICE-MA, foi uma das experiências apresentadas brevemente. Por meio dos Indicadores as empresas podem identificar quais são as principais necessidades das comunidades onde elas estão instaladas para que possam direcionar os investimentos sociais para essas localidades de forma mais assertiva.

Comitê de Responsabilidade Social  (Fonte: Governo do Maranhão)

Criado em outubro de 2015, o Comitê de Responsabilidade Social Itaqui Bacanga surgiu como uma oportunidade de aproximação das empresas do entorno, possibilitando um olhar coletivo sobre o território, a coordenação de esforços, o fortalecimento do setor junto à comunidade e, consequentemente, a ampliação de resultados.

“A ideia é reunir forças e investimentos voltados à adoção de medidas que possam melhorar os indicadores educacionais da área, elaborar uma agenda comum para ações de responsabilidade social corporativa na área, desenvolver um projeto comum que integre as ações de RS desenvolvidas por empresas da região e promover o diálogo intersetorial no território”, explica a gerente de Responsabilidade Social da EMAP, Deborah Baesse.