Qual a responsabilidade do empresariado na melhoria da qualidade de vida da população de São Luís?

Essa indagação norteou o debate da última Plenária da Associação Comercial do Maranhão, realizada na última quarta-feria, 19 de julho. Na Plenária o Presidente da Diretoria Executiva do ICE-MA, Gustavo Almeida, o Presidente do Conselho Deliberativo, Darci Fontes, e a Coordenadora de Projetos, Suelma Kzam, apresentaram o Instituto e os Indicadores Sociais de São Luís – lançados recentemente.

O ICE-MA desde 2009 tem apresentado indicadores da qualidade de vida em São Luís, com o propósito de mobilizar empresários, organizações sociais e cidadãos para participação cidadã e exercício da democracia, através de debates, audiências e participação em conselhos que promovam o desenvolvimento de políticas públicas. Nas palavras da Coordenadora de Projetos do ICE-MA, Suelma Kzam, o estudo serve como um norte para a gestão pública: “costumamos dizer que os Indicadores são como faróis que iluminam os caminhos a serem trilhados para o desenvolvimento da cidade”, destacou.

As discussões sobre os Indicadores ficaram concentradas na qualidade e desafios da educação, e na melhoria da economia local, que, de acordo com os números apresentados, tem se retraído em razão da recessão econômica que afeta todo o país. O estudo aponta, por exemplo, que a contribuição de São Luís no Produto Interno Bruto (PIB) do estado diminuiu, o que representa que outras cidades conseguiram se desenvolver melhor que a capital. Por outro lado, o Índice de Desenvolvimento Humano melhorou, ficando acima da média estadual e nacional.

Na oportunidade a Senhora Edna Montenegro foi apresentada como nova representante da ACM-MA no Conselho Deliberativo do ICE-MA, substituindo a ex-presidente da Associação, Luzia Resende, que continua no  ICE-MA como Persona Grata.

Em seu discurso, Luzia Resende destacou o importante trabalho desenvolvido pelo Instituto: “O ICE-MA desde 2001 tem feito a discussão sobre responsabilidade social empresarial no Maranhão. Isso é muito bom para nossa cidade, nosso estado. Para mim foi uma honra muito grande participar do conselho, da diretoria. Estarei sempre com o ICE-MA para colaborar”, ressaltou Luzia.