Nos dias 20 a 22 de julho aconteceu em Brasília o Encontro Nacional do Projeto MobCidades. Os representantes de São Luís, Recife, João Pessoa, Ilhéus, Piracicaba, Ilhabela, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília compartilharam experiências, refletiram sobre transporte como direito social, mobilidade e gênero e direito à cidade, avaliaram o Orçamento Público Federal para o setor, avaliaram o primeiro ano do MobCidades e definiram as linhas de incidência para a segunda etapa do projeto, que inicia em setembro e vai até dezembro de 2019.

São Luís foi representada pelo ICE-MA, Greenpeace, Engajamundo, Plan International Brasil e Instituto Maranhão Sustentável, que defenderam, entre outras pautas, o planejamento da mobilidade numa perspectiva de integração e diversificação dos modais de deslocamento (transporte coletivo, bicicleta, a pé, moto, carro, aquático etc.), do respeito aos gêneros, da facilitação do escoamento da produção agropecuária e incidência para integração dos programas, projetos e ações de desenvolvimento urbano nas secretarias municipais.

O Coordenador do MobCidades em São Luís, Maurício de Paula, falou sobre os próximos passos do Projeto: “a partir dos acordos e priorizações definidas coletivamente, traçaremos nossas ações para incidência local, focando o orçamento público e, ao final, a construção do orçamento temático da mobilidade urbana em São Luís, para compreender de forma detalhada como se dão os investimentos nessa área”, destacou.

Sobre o MobCidades

O Projeto MobCidades: Mobilidade, Orçamento e Direitos é desenvolvido em dez cidades brasileiras, por 50 Organizações/Movimentos da Sociedade Civil e coordenado nacionalmente pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC). Tem como proposta capacitar essas 50 organizações na Metodologia Orçamento e Direitos, desenvolvida pelo INESC, que trabalha a incidência em políticas públicas com vista à garantia da mobilidade como direito social e o direito à cidade.

Em São Luís, o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão é responsável pelo andamento das atividades, que, além de capacitações, envolve a mobilização social e incidência junto ao poder público para implementação de políticas públicas efetivas e transparentes.

Veja como foi o Encontro Nacional do MobCidades:

Fotos: Denison Ferreira/Lápis Produções