O projeto MOBCidade – Orçamento e Direitos reúne 10 organizações da sociedade civil de 10 cidades brasileiras (Brasília, Ilhéus, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Ilhabela, Piracicaba, São Luís, Belo Horizonte e João Pessoa), integrantes da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis (RSBCJDS), que têm como característica a mobilização e atuação voltada ao exercício do controle social e defesa de pautas e agendas vinculadas à melhora da qualidade de vida nas cidades onde atuam.

Cada uma das 10 organizações será responsável por mobilizar outros quatro coletivos em suas cidades, somando um total de 50 organizações trabalhando no projeto MOBCidades, com o objetivo de implementar políticas públicas transparentes e efetivas nas respectivas cidades, utilizando a metodologia Orçamento e Direitos do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). O foco do projeto é a transparência, o combate à corrupção e ações de incidência em políticas públicas de mobilidade urbana.

O projeto MOBCidades – Orçamento e Direitos pretende também promover a multiplicação da Metodologia Orçamento e Direitos e do Orçamento Temático da Mobilidade Urbana do Inesc pelas 50 organizações participantes. As organizações locais assumirão o compromisso de atuar e articular atividades formativas, de incidência, de comunicação e monitoramento das respectivas políticas públicas de mobilidade urbana. Os movimentos participantes terão como estratégia comum o acompanhamento das ações dos governos locais e incidência nas políticas públicas dos seus municípios e região metropolitana.